Que tal modernizar sua casa de um jeito clássico? Com uma boa combinação e uma boa escolha, seu cantinho ficará original e chique!
Atualmente os lustres são os queridinhos quando se trata de iluminação. Apesar de esta peça ter um toque vitoriano, vindo de épocas onde quem as tinham eram somente famílias reais e com grande status social, os lustres hoje em dia podem ser encontrados de vários formatos, tamanhos e cores vibrantes que quebram a característica tradicionalista.
Esta peça é formada por várias ramificações de lâmpadas, são suspensas no teto e podem servir como iluminação principal ou apenas como elemento decorativo.
Para uma boa decoração, vale a pena saber algumas dicas:
1 – Os lustres podem fornecer grande quantidade de luz em um grande espaço aberto, portanto, é importante que o ambiente tenha uma boa quantidade de luz natural ou elementos que deem amplitude na iluminação, como espelhos, teto branco ou paredes com tintas claras e brilhantes.
2 – O espaço do ambiente é um fator determinante. Geralmente são usados em salas de jantar, estar e dormitórios. Em espaços pequenos, um lustre muito elaborado pode sobrecarregar o ambiente. Volumetria neste caso, é muito relevante, por isso, tente harmonizar, por exemplo, o tamanho da mesa em relação ao lustre.
3 – O preço varia muito pelo tamanho, ornamentos e composições. É possível encontrar lustres pequenos, mas bem elaborados por R$300 podendo chegar até os grandes e luxuosos com preços mais salgados. Para economizar no bolso, procure lustres de vidro ao invés de cristais, são idênticos e o custo pode diminuir em até 60%.
Veja alguns exemplos que separei pra vocês: