As intervenções urbanas existem para dar uma nova perspectiva ao mundo e embelezá-las. Conheça o Moss Graffiti e decore qualquer parede que quiser!
O Moss Graffiti é um estilo de street art que ganhou força nos últimos anos, e hoje em dia pode ser usado até mesmo dentro de sua casa ou escritório.
Também conhecido como Graffiti Green ou Eco Graffiti, esta técnica usa como principal ingrediente o musgo e é super fácil de fazer. Além de muito mais ecológico que os sprays comuns que contém componentes tóxicos e poluentes.
O ato de manifestar arte em locais abandonados, fazer intervenções urbanas é algo que não só transforma o espaço em que vivemos, mas também transforma a nós mesmos e a quem vê! A arte verde além de ecológica faz uma conexão imediata com a conduta de embelezar e cuidarmos do nosso planeta.
Com essas tintas naturais podemos criar infinitas obras de arte e de vida. Para isso opte por paredes com superfície porosa, como paredes de tijolos, por exemplo. É importante também que sejam em locais parcialmente com sombra e em locais bastante úmidos. Outono e primavera são as estações mais recomendáveis para fazer esta EcoArt, portanto, aproveitem!
Ah, para cuidados e manutenção, sempre que possível regar com um vaporizador (spray) de água. Gostaram? Existem 3 receitas fáceis de como fazer o seu Moss Graffiti, mas deixei pro final do artigo =P
Agora é só se inspirar nessas imagens e ver os quão delicados e incríveis estas técnicas de Green Art podem ficar! A natureza, a alma e os olhos de quem vê agradece!
Exemplos de Moss Graffiti na Decoração
Como fazer Moss Graffiti
TÉCNICA 1
- 1 punhado de musgo
- 1 liquidificador
- 2 xícaras de leite coalhado ou iogurte (vegetal também)
- 2 xícaras de água
- ½ colher de sopa de açúcar
- pincel
- pulverizador de água
Após lavar o musgo, despedace-o e coloque no liquidificador. Acrescente água, o iogurte ou o leite coalhado e o açúcar. Bata até que fique uma mistura homogênea, cremosa e suave, atingindo um ponto como se fosse uma tinta. Caso a mistura fique líquida demais, você pode engrossar ela acrescentando aos poucos um xarope de milho, até a consistência ficar na desejada. Pronto!
Agora é só pegar o desenho, stencil ou escrever algo na parede que desejar, de preferência com o uso de um pincel. Regue de vez em quando para que ele cresça. Passe sempre mais que uma mão dessa mistura sob a parede, garantindo um efeito melhor do Eco Art.
TÉCNICA 2
- 1 punhado de musgo
- 1 liquidificador
- 1 pouco de gel hidrorretentor
- 1 xícara de leite coalhado (ou leite + iogurte em partes iguais)
- 1 balde
- 1 pincel
- 1 pulverizador com água
Como na técnica 1, é só lavar o musgo, despedaçar ele e colocar em um liquidificador e ir acrescentando os demais ingredientes. Este gel hidrorretentor ou gel para hidrocultura, você pode encontrar em lojas especializadas em jardinagem. Misture os componentes até formar uma consistência parecida com a de uma tinta, despejar em um balde e aplicar e cuidar da mesma forma que a receita anterior.
TÉCNICA 3
- 1 punhado generoso de musgo
- 1 latinha de cerveja
- ½ colher de sopa de açúcar
- 1 liquidificador
- 1 pincel
- 1 recipiente com tampa
Coloque o musgo no liquidificador, junto com a cerveja e o açúcar. Bata até formar uma mistura homogênea. Despeje em um recipiente e enjoy! É só aplicar na parede com mais de uma mão da mistura com um pincel e cuidar da mesma forma que as anteriores. Sempre pulverizando com água.
Veja também: Grafite na Decoração e Grafite na Mobília ;)
Ah meu, c sempre arrasa nas postagens, vem decorar a minha casa? <3
Responder