Veja algumas referências de como utilizar azulejos coloridos em sua cozinha
A tradição do uso dos azulejos no Brasil tem forte influência dos portugueses, que herdaram esta cultura quando Portugal foi invadido pelos Mouros. Por aqui, o azulejo foi trazido em sua maioria por imigrantes portugueses e em alguns pontos isolados pelos holandeses. O azulejo tinha duas funções, uma de decoração e outra técnica, como o azulejo é impermeável, ele protegia a fachada das casas contra as intempéries.
Com o tempo, o azulejo deixa de ter aquela aparência bucólica, composta por branco e azul, passando a representar cores vivas e formas contemporâneas, orgânicas ou com muita geometria.
Podemos citar o artista brasileiro Athos Bulcão como um dos percussores dessas paginações em azulejo no ultimo século. Ele é autor de vários painéis bacanas de azulejos contemporâneos encontrados por ai. Muitas dessas combinações que vemos hoje, de formas e desenhos que se alternam, foi inúmeras vezes utilizado por Athos Bulcão.
Hoje é comum ver painéis de azulejos coloridos ou em ladrilho hidráulico nas cozinhas. Mas não confunda azulejo de ladrilho, isso porque são objetos totalmente diferentes. O ladrilho é rústico, de base cimenticia, espesso e pesado, já o azulejo é liso, a maioria é esmaltada, pouco espesso e leve.
Apesar de parecer que esses painéis de azulejo na cozinha formam paginações aleatórias, devemos tomar cuidado, pois não é bem assim. O ideal é montar o desenho no chão ou com imagens antes de fixar na parede. Também é importante que a combinação das cores, ou desenhos, esteja em harmonia entre eles e principalmente com o restante da cozinha (móveis, objetos, piso, etc.).
Para te inspirar, selecionei alguns exemplos de azulejos em cozinhas. Confira:
Se você pretende fazer algo do tipo mas não quer gastar e nem ter dor de cabeça quebrando a parede da cozinha, uma solução é adesivo de parede que imita os azulejos acima. Na Mobly tem bastante variedade. Se interessar, só clicar aqui.