Construção com Bambu. Veja algumas técnicas e dicas de Paulo Franchini
O bambu é um tipo de grama oca nativa de muitas partes do mundo, principalmente no extremo oriente e sudeste da Ásia. Às vezes, é visto como “material de construção do homem pobre”. Talvez pelo seu cultivo generalizado se dar em climas tropicais onde se concentra a população mais pobre, muitas dessas culturas usam o bambu como alimento, remédio e na manufatura de artesanato de uso diário.
Mais recentemente, o bambu vem ganhando força no ocidente como material de construção alternativa em permacultura, pois é esteticamente agradável, ambientalmente amigável e barato. Mas isto é um esteriótipo injusto com o bambu, pois também pode ser utilizado como material nobre, sozinho ou juntamente com outros materiais como, metal, resinas, etc. Me lembro até de uma coleção da chiquérrima joalheria Bvlgary que mesclava delicadas peças de bambú com nobres metais.
Designers criativos e de muito bom gosto sabem utilizar este fabuloso material de formas inovadoras, longe do tradicional artesanato. Os chineses, antigos conhecedores deste material, desenvolveram a tecnologia de laminados com fibras de bambu, e começamos a vê-los por aqui com mais frequência, sendo uma forma muito mais versátil de utilização, exatamente como a madeira, só que no mínimo mais sustentáveis.
Também na arquitetura, podem ser realizadas verdadeiras obras de arte em construção civil que em nada se assemelham a bangalôs selvagens. Veja alguns exemplos de bambu na construção, arte e decoração:
Curiosidades sobre o bambu
Existem mais de mil espécies diferentes de bambu; no entanto, apenas cerca de 10% a 15% destes foram classificadas como sendo adequados para utilização na construção. Em Hong Kong, por exemplo, o bambu é comumente usado como andaimes para arranha-céus. O bambu é sagrado para muitas culturas. Na Índia, significa amizade, e na China, significa longevidade.
Vantagens do bambu
O bambu é uma fibra natural extremamente forte, comparável a madeiras padrão, quando cultivadas, colhidas, preparadas e armazenadas corretamente. A parte mais forte de uma haste de bambu é o seu nó, onde este ocorre.
O bambu é um material excepcionalmente versáteis. Ele é usado em uma infinidade de maneiras para a construção, como por andaimes, telhados, pisos, reforço de concreto, paredes e tubulações. Pode ser usado estruturalmente e como elemento decorativo.
O bambu é extremamente flexível. Durante o seu crescimento pode ser moldado para crescer em formatos não convencionais. Após a colheita, pode ser dobrado e utilizado em arcos curvos e em outras áreas. Ele tem uma grande capacidade de absorção de choque, o que o torna particularmente útil em areas onde ocorrem terremotos. É uma grama de crescimento muito rápido.
O bambu é extremamente leve em comparação com madeiras. Consequentemente, a construção com bambu pode ser realizada mais rápido do que a construção com outros materiais. Guindastes e outras máquinas pesadas raramente são necessários.
O bambu é considerado uma alternativa sustentável e renovável de madeiras, principalmente porque regenera a taxas excepcionalmente rápidas. Algumas espécies de bambu chegam a crescer mais que alguns metros por dia. A floresta de bambu pode ser colhida a cada seis anos, enquanto as florestas de madeira de lei pode exigir décadas de entressafra.
O bambu é de baixo custo, especialmente em áreas onde é cultivado e está prontamente disponível. O transporte do bambu é bem mais leve e menos dispendioso do que o transporte de madeiras mais pesadas. Construção usando bambu normalmente não requer maquinaria e pode ser realizado com ferramentas simples.
O bambu é tão duradouro como seus correlatos de madeira, quando devidamente recolhidos e mantidos.
Desvantagens do bambu
O bambu não possui fibras cruzadas e, por conseguinte, não é adequado para suportar o peso da largura, com exceção dos pontos nos nós. O bambu é propenso a separação, em especial quando fixadores de construção padrão, tal como parafusos, pregos e parafusos, são inseridos. São necessárias técnicas especiais de fixação ao juntar pedaços de bambu.
Construção com bambu
O bambu não se presta a ser pintado por causa de sua camada de cera natural. Tingimentos ou branqueamento de bambu pode diminuir a sua integridade estrutural. O bambu é propenso a invasão de insetos, especialmente quando não tratado adequadamente após a colheita. Pesticidas perigosos são usados em alguns bambu, incluindo DDT. Bambu tratado é propenso a quebrar, se ele entra em contato com excesso de umidade.
Bambu que foi colhida prematuramente não pode suportar tanto peso como os seus homólogos mais maduros. Variações naturais nas espécies e manuseio, podem se tornar difíceis de medir com precisão para os instaladores e a qualidade do material pode resultar em acabamento inadequado.
Projetar e construir com bambu requer uma habilidade especial que é difícil de encontrar no mercado da construção.
Inspeção
O cimento deve ser inspecionado regularmente quanto a rachaduras quando bambu tratado foi usado como reforço. O bambu pode potencialmente absorver e libertar a humidade do concreto, fazendo com que ele se expanda e contraia, o qual pode romper o concreto.
Bambu deve ser inspecionados regularmente para detectar sinais de infestação de insetos e fungos.
Bambu verde fresco nunca deve ser usado para a construção, pois isso é um sinal de subdesenvolvimento e, portanto, diminui a força. Só bambu maduro, que tenha de cinco a seis anos de idade deve ser utilizado para a construção. Bambu maduro normalmente tem um leve bronzeado de coloração marrom.
Especial atenção deve ser dada às articulações onde pregos foram utilizados, uma vez que as unhas podem fazer com que o bambu rache.
Colunas de bambu devem sempre começar e terminar com um nó para garantir força vertical. Varas de bambú que não seguem este procedimento, são propensas a rachaduras e divisão, o que compromete a sua capacidade de suportar carga.
As juntas devem ser colocados o mais próximo possível dos nódulos. Usa-se braçadeiras para poder aumentar a carga ao longo da vara, mas não é possível usá-las nos nós.