Desde a sua popularização na Era Vitoriana, o design gótico ganhou uma releitura moderna, confira como desfrutar deste estilo!
O estilo gótico é identificado por uma vertente da arte ocidental, com valores estéticos e artísticos do século XII. Sendo influenciado por contextos religiosos, este movimento pode ser observado na arquitetura de construções como igrejas, universidades, entre outros da época, como por exemplo, o mais famoso: A Catedral de Notre Dame.
Ganhando força na Era Vitoriana, este gênero transcendeu o caráter religioso para outras tipologias, e sua arquitetura conquistou casas de diversas partes do mundo, sendo sinônimo de elegância, exuberância e burguesia.
Os elementos que caracterizam, são vigas de madeira, vitrais e arcos. O uso de pedras, madeiras, materiais rústicos, mas que eram usados em demasia, e hoje em dia já não são tão convenientes, pois esta arquitetura pode sobrecarregar o ambiente e torná-lo antiquado.
Neste artigo iremos ver a modernização do estilo gótico no Design de Interiores, e reutilizar e inspirar os elementos de forma adequada.
Ao longo dos anos, o gótico recebeu direções diferentes do contexto que foi concebido em séculos passados… junto à Era Vitoriana, recebeu-se grandes quantidades de cores fortes, como vermelho. Mais tarde vimos o uso do preto e ainda prosseguindo com uma paleta de cores bem forte. Por isso o gótico de hoje em dia tem essa vertente dark que conhecemos, influenciado pelo vitoriano e temas religiosos, portanto é necessário não exagerar nos elementos pesados deste estilo para não sobrepesar o espaço.
DICAS pra decoração gótica
- O aspecto dramático do gótico é traduzido através de obras de arte, paredes em tons de preto, violeta, vermelho, verde escuro e etc. Se você tiver um espaço pequeno, procure usar uma cor profunda como estas apenas em uma ou duas paredes e averigúe muito bem antes de aplicar uma tinta preta, já que era cor é necessário mais demãos na pintura e tendem a aparecer muito mais as imperfeições.
- Outro atributo deste estilo é o uso do dourado. Exuberante e rico, esta cor trás luminosidade no ambiente, normalmente, neste caso, geralmente são mais usados em tapeçarias, mas modernizando para os dias de hoje, podemos abusar de inúmeras peças nesta cor, são ótimos para criar pontos de luz.
- A arquitetura gótica esta muito presente nas estruturas de casas mais antigas. Caso possua uma, cuja janela é desde estilo e necessite de cobertura para as mesmas com o uso de cortinas, opte por tecidos dramáticos (desde que as paredes deste ambiente não sejam de cores fortes), e cobrindo toda a extensão da janela.
- Os móveis normalmente são de madeira e possuem muitas peças em ferro forjado. São dificilmente encontrados no Brasil, quando encontrados são em antiquários e os preços são um pouco elevados, mas podemos fazer uma releitura com móveis da “vovó” que possuam formas curvilíneas, arabescos e que remetam a Era Vitoriana. Para ficar mais moderno, podemos pintá-los de cores vibrantes, para quebrar um pouco o visual pesado.
- Arandelas e lustres que antigamente eram utilizados velas para iluminar, podem ser substituídos por lustres de vidro ou acrílico (você pode ver mais opções neste artigo sobre lustres). Estão super em alta, são elegantes e ainda são extremamente usadas em decorações inspiradas na arquitetura gótica.
- Por ser extravagante e dramático, na decoração, é preferível utilizar-se ambientes grandes. Ambientes pequenos ficam facilmente sobrecarregados, portanto, caso queira decorar em local menor, prefira transmitir esta decoração em objetos, como lustres, espelhos com o estilo rococó, quadros e não usar muitas cores profundas.
Veja agora algumas imagens para se inspirar J