Se você curte games, quadrinhos, filmes, entre outras coisas da cultura geek, veja abaixo dicas e imagens de como arquitetar seu espaço deixando a sua cara. GG!
A denominação geek é uma gíria inglesa que abrange a cultura e o interesse em filmes, jogos, eletrônicos e tecnologia, entre outros meios interligados da cultura presente. Ao contrário do que muita gente pensa, os termos nerd e geek são diferentes, mas independente dessa linguagem estereotipada, o foco é nos gostos peculiares que cada um possui e traduzir isso no design, é um jogo divertido para quem quer deixar o ambiente com a sua cara.
Ao imaginarmos um ambiente geek, logo pensamos em quartos extravagantes, com elementos decorativos excêntricos e às vezes bem coloridos.
Por se tratar de gostos pessoais, o importante é respeitar esse contexto e seguir regras básicas do design como composição de cores de forma harmoniosa e atingir o objetivo de não criarmos um espaço disfuncional. A excentricidade fica por conta da pessoa e do fanatismo, vale tudo para termos o nosso espaço do jeito que queremos.
Para quartos infantis, a decoração não exige muita limitação, quanto mais temático e fantasioso for, melhor. Espaços que demonstrem a personalidade e gosto da criança desperta a criatividade e a imaginação.
Para quartos mais adultos, é importante ressaltar que depende de cada um. Caso queira traduzir seu gosto de forma mais sutil do que os fanáticos e não deixar o ambiente tão excêntrico, separei algumas dicas.
Dicas para ambientes geek
- Faça uma triagem dos objetos que já possui, os mais interessantes e que mais estima, podem ser expostos. Toy Arts, action figures, bonecos, entre outros são ótimos elementos para a decoração. Na dúvida de não criar um espaço muito chamativo ou infantil, cinza ou branco nas paredes. Deixe que os demais elementos enriqueçam o local.
- No caso de livros e DVDs, prateleiras e nichos são muitos usados, além de estar exposto, é uma forma ótima de organizar. Estas peças, você mesmo pode criar ou modificar, pinte-os de cores que conversem com o resto do ambiente.
- Pra quem gosta de quadrinhos, pode criar paredes com colagens ou móveis que já possui, usando a técnica da decupagem. É claro que muitos não vão querer usar os próprios e valiosos quadrinhos para tal coisa, neste caso a opção é imprimir em gráficas ou qualquer impressora, a qualidade fica por conta do verniz que deve ser aplicado por cima dos objetos. Muito legais para mesas de centro, cômodas, criados-mudo, móveis que não tenham proporções muito grandes como um armário.
- Sabe aqueles pôsteres de filmes, séries ou jogos que vêm junto com o cd ou box? Emoldure-as! Sobrepostas em paredes neutras ficam interessantes, não deixam o ambiente tão desleixado e o melhor é que preservam os pôsteres.
- Guardem suas peças de LEGO. Com elas, vocês podem fazer porta-chaves, potes, porta canetas entre uma infinidade de objetos que possam auxiliar no dia a dia e na decoração. Se tiver em bastante quantidade, é possível fazer até mesmo uma cabeceira de cama.
Confira abaixo imagens de ambientes inspirados no mundo geek e inspire-se!