Se você curte games, quadrinhos, filmes, entre outras coisas da cultura geek, veja abaixo dicas e imagens de como arquitetar seu espaço deixando a sua cara. GG!
A denominação geek é uma gíria inglesa que abrange a cultura e o interesse em filmes, jogos, eletrônicos e tecnologia, entre outros meios interligados da cultura presente. Ao contrário do que muita gente pensa, os termos nerd e geek são diferentes, mas independente dessa linguagem estereotipada, o foco é nos gostos peculiares que cada um possui e traduzir isso no design, é um jogo divertido para quem quer deixar o ambiente com a sua cara.
Ao imaginarmos um ambiente geek, logo pensamos em quartos extravagantes, com elementos decorativos excêntricos e às vezes bem coloridos.
Por se tratar de gostos pessoais, o importante é respeitar esse contexto e seguir regras básicas do design como composição de cores de forma harmoniosa e atingir o objetivo de não criarmos um espaço disfuncional. A excentricidade fica por conta da pessoa e do fanatismo, vale tudo para termos o nosso espaço do jeito que queremos.
Para quartos infantis, a decoração não exige muita limitação, quanto mais temático e fantasioso for, melhor. Espaços que demonstrem a personalidade e gosto da criança desperta a criatividade e a imaginação.
Para quartos mais adultos, é importante ressaltar que depende de cada um. Caso queira traduzir seu gosto de forma mais sutil do que os fanáticos e não deixar o ambiente tão excêntrico, separei algumas dicas.
Dicas para ambientes geek
- Faça uma triagem dos objetos que já possui, os mais interessantes e que mais estima, podem ser expostos. Toy Arts, action figures, bonecos, entre outros são ótimos elementos para a decoração. Na dúvida de não criar um espaço muito chamativo ou infantil, cinza ou branco nas paredes. Deixe que os demais elementos enriqueçam o local.
- No caso de livros e DVDs, prateleiras e nichos são muitos usados, além de estar exposto, é uma forma ótima de organizar. Estas peças, você mesmo pode criar ou modificar, pinte-os de cores que conversem com o resto do ambiente.
- Pra quem gosta de quadrinhos, pode criar paredes com colagens ou móveis que já possui, usando a técnica da decupagem. É claro que muitos não vão querer usar os próprios e valiosos quadrinhos para tal coisa, neste caso a opção é imprimir em gráficas ou qualquer impressora, a qualidade fica por conta do verniz que deve ser aplicado por cima dos objetos. Muito legais para mesas de centro, cômodas, criados-mudo, móveis que não tenham proporções muito grandes como um armário.
- Sabe aqueles pôsteres de filmes, séries ou jogos que vêm junto com o cd ou box? Emoldure-as! Sobrepostas em paredes neutras ficam interessantes, não deixam o ambiente tão desleixado e o melhor é que preservam os pôsteres.
- Guardem suas peças de LEGO. Com elas, vocês podem fazer porta-chaves, potes, porta canetas entre uma infinidade de objetos que possam auxiliar no dia a dia e na decoração. Se tiver em bastante quantidade, é possível fazer até mesmo uma cabeceira de cama.
Confira abaixo imagens de ambientes inspirados no mundo geek e inspire-se!
Quartos geek

O quarto compartilhado teve sua parede revestida por capas e páginas dos HQs, uma ideia muito interessante para reformar aquela parede sem-graça do ambiente. Sempre observando a paleta de cores

Quarto com inspiração no Star Wars. Móveis em cor preta, paredes neutras e tons de cores que conversam entre si. Uma forma muito interessante, seja qual for o seu gosto, é colocar frases de seus personagens favoritos ou citações preferidas. Master Yoda approves?

Outra com temática do Star Wars. Perceba como as cores conversam entre si, e esse é o diferencial de boas decorações. Com a ajuda do painel que vai atrás da cama até o teto, o jogo de iluminação, o ambiente merece um décor strike!

Este quarto foi totalmente inspirado no jogo Portal, eu particularmente adorei! O jogo de iluminação tem tudo a ver com o game, entre os demais elementos

Os animes também são considerados parte da cultura geek… este, pode ser facilmente um quarto tanto masculino quanto feminino, apesar de alguns elementos mostrados no caso sejam mais masculinos, a ideia da parede é ótima
Cinema Geek

Quem não gostaria de ter uma sala de cinema em casa? Ainda mais quando a temática é de algo que você gosta muito! Essa foi inspirada no Star Wars, onde até os elementos estruturais foram inspirados na saga

A ambientação com temáticas geek, normalmente são representadas de forma um pouco fanáticas e fantasiosas. Neste exemplo vemos que com poucos elementos, criamos um espaço de forma que abranja o gosto da pessoa e harmoniosamente conversa com os demais elementos. Décor strike!
Salão de jogos Geek

Para os fãs de Marvel, essa sala possui ambientação adequada, boa combinação e uso das cores, e os elementos de interesse da pessoa, como a pintura do Galactus na parede, e os quadros, são valiosos na hora de decorar. Décor strike!

A sala de jogos foi muito bem elaborada. Paredes cinzas e um sofá de cor escura fazem com que os demais elementos e objetos se destaquem. Quadros, tapete… a melhor forma de valorizar os seus objetos de interesse
Salas geek

Ou não necessariamente em paredes… A frase foi colocado numa espécie de divisor e o quadro de um X-Wing foram peças chaves na decoração. A escolha dos elementos e como foram posicionados de acordos com os demais esta perfeito! Décor strike!

Com vários elementos da cultura pop e geek, o colorido com peças modernas, tornaram esta cozinha de conceito aberto, muito interessante
Arquitetura Geek

Não é necessário colocar elementos que remetam diretamente ao seu gosto. Nesta casa por exemplo, o morador, fã de Star Wars, quis mostrar seu gosto através da arquitetura. Sua estrutura remete ao planeta natal dos Skywalker, Tatooine
Outros detalhes geek na decoração

Uma opção para quartos mais femininos. Apesar desse estereotipo não existir mais, quartos geek normalmente ficam masculinos demais. Uma opção para meninas, é pintar as paredes com cores mais claras e usam tons nos elementos um pouco mais delicados, como nessa parede de toy arts

Quarto feminino, usando cores como branco e preto, suavizando o ambiente, tornando elegante mas que descreva ainda assim a personalidade e interesse do morador. Décor strike!

A temática pode ser em qualquer lugar da casa. Na sala de jantar, com o uso de prateleiras e muitos toys art, os moradores criaram uma espécie de “arco-iris”, com móveis modernos e um tapete divertido, o local ficou incrível!

Um grande mural do Homem-Aranha neste quarto infantil, ganha destaque pelas paredes e móveis brancos

Já imaginou ter um mural maravilhoso do Star Wars como este em seu escritório ou área de estudos? Que a força estejam com vocês que possuam tal decoração