Dois em um. Essa é a ideia principal de compartilhar um quarto e apesar desta matemática dar uma sensação de “apertada”, vamos ver dicas de como deixar este espaço, funcional!
O assunto de hoje é um dos mais cotados no mundo da decoração, em relação a duvidas e o “quebra-cabeça” que um quarto compartilhado trás para nós na hora de decorar. Isso porque estes quartos necessitam de um espaço mais amplo do que os comuns.
Para decorar o quarto de seus filhos, vamos abordar aqui várias dicas e inspirações pra deixar este quarto muito mais funcional e apreciativo ao olhar de quem convive nele e para quem mais visitá-lo.
DICAS para quartos compartilhados
O primeiro passo é entender qual o gosto de suas filhas/filhos ou se você mesmo estiver decorando para si mesma(o), converse e entre em um consenso de cores, estilos, estampas, gosto musical, personalidade… tudo deve ser observado, e o que for compatível é válido ser usado como decoração. Observe as imagens que virão abaixo e pergunte pra quem irá dividir o quarto, qual mais gostou e do que mais gostou. Extraia na decoração aquilo que pode ser usado em seus quartos. No caso de crianças, ou bebês, o quarto fica a disposição da mãe, mas cuidado para não deixar desfuncional.
Uma dica legal é usar cores neutras em paredes, cortinas, piso, revestimentos e ousar em cores nos jogos de cama, almofadas e objetos decorativos. Cada uma escolhe uma tonalidade, que caracterize sua personalidade, e tente jogar estas cores em vários tons. Exemplo: Jogo de cama roxo, almofadas violeta, enfeites em beringela. E o mesmo com a outra pessoa.
Se de maneira alguma entrarem em um consenso de estilo, uma maneira legal é separar o quarto em duas temática, mas que ainda sejam harmoniosas e se conversem. Usando dois papéis de parede diferente, que tenham estampas e padrões idênticos mas sejam de cores diferentes, é uma boa para dividir o espaço. Sem exageros! O ideal é colocar apenas em uma parede, de preferência nas paredes laterais. Para não sobrecarregar, amenize nas cores de móveis, deixe que a maior parte de personalidade fique nos objetos decorativos.
O espaço é pequeno demais? Não pense que usar beliche seja “brega”. Use uma beliche de cor moderna, como branco, turquesa, pink, amerelo… Se não tiver dinheiro suficiente para comprar uma beliche com essas tonalidades, pinte você mesmo! Com uma lata de tinta branca, uma bandeja para despejar a tinta, rolinho e pigmentos (existem várias cores no mercado e você pode misturar até formar a cor desejada), você pode pintar a sua beliche e tudo isso sai em torno de R$30,00!
Não misture dois estilos completamente diferentes num mesmo ambiente! Se uma das pessoas, gosta do estilo indiano e a outra do gótico, por exemplo, estes extremos não se complementam. Traduza o estilo de outras maneiras, como pequenos objetos decorativos ou quadros que se complementem nas cores.
Se estiver começando este projeto de quarto compartilhado do zero, sempre meça o espaço, o tamanho dos móveis que deseja colocar. Uma ideia muito utilizada nos dias de hoje é contratar um profissional para fazer as camas, com uma escada lateral. Uma escada comum, não essas de beliche tradicional. Móveis feitos sob medida são ótimas jogadas nesse caso. Como sempre digo, o preço é elevado mas a garantia e qualidade do ambiente e de toda a vida é muito maior do que compradas.
Dividindo quartos compartilhados
Se for um quarto para meninas (novas), opte por não fazer divisão com cortinas ou paredes de dry-wall, isso porque um quarto compartilhado tem um papel importante na criação e educa as crianças a dividir e compartilhar, evita problemas de “invasão de espaço” que a garotada costuma falar.
Se for o caso de pessoas mais velhas, para dar privacidade, estas opções como a parede de dry-wall é uma ótima! Cria espaços diferentes, mais fáceis de serem decoradas. É como se fosse dois quartos em um.
Linha reta para espaços compridos. Se o quarto tiver um formato claramente retangular, utilize duas camas na mesma parede, encostadas. Pode haver ou não uma divisão entre uma cama e outra, mas ambas estarão posicionadas de forma com que o resto do quarto ainda possua espaço para circulação.
E sobre esta questão de circulação, este é um fator muito importante para a funcionalidade de um quarto. Devem ter pelo menos 60 cm de largura nos espaçamentos entre um móvel e outra para a circulação. O ideal é 80cm. Se possuir um espaçamento de 60cm, opte por móveis cuja as portas sejam de correr.
E estas foram algumas dicas de como decorar de acordo com as personalidades e ainda deixá-los funcional. Agora é só se inspirar nas fotos abaixo e extrair os elementos que mais gostou para incrementar no seu projeto:
Uso de beliches
Camas paralelas
Camas em L
Outros Exemplos
Agora é só aproveitar essas dicas, as fotos e decorar!